Petúnias: Símbolo da Sabedoria


 A petúnia atrai porque possui cores vivas exuberantes e inusitadas. e além disso, se for deixada em floreiras, formam buquês de flores lindas.
Existem atualmente cinco classes de petúnias:
  •  grandiflora simples,
  •  grandiflora duplamultiflora simples,
  •  multiflora dupla 
  • e as floribunda, que é um cruzamento entre as multifloras simples e as grandifloras simples, combinando as grandes flores da segunda com o hábito de crescimento robusto das primeiras. 
  • A propagação é em geral por sementes, porém alguns híbridos são propagados comercialmente por estaquia.
Produção da muda:

 Elas podem chegar de quinze a trinta centímetros de altura e são excelentes para canteiros, vasos, floreiras ou forrações. 
 Devem ser cultivadas em solo fértil, o em matéria orgânica e bem drenado. As regas são periódicas. Necessita de luz solar direta (pleno sol) e até apreciam o frio ameno, mas muita atenção com as chuvas fortes, as flores da petúnia costumam rasgar e ficar com mau aspecto, porém, se recuperam com rapidez. 
 Outro cuidado importante é que, sempre quando as flores murcharem retire-as da planta para evitar o surgimento de fungos que provocam o conhecido “melado” nas folhas. 


 A programação para petúnias irá variar, dependendo da estação e do clima, nos quais as plantas são desenvolvidas. 
Essa fiz o vaso de caixa de leite decorei e coloquei uma muda de petúnia,
 Uma muda pode ser produzida em 8 a 10 semanas, havendo variações de acordo com as variedades dentro da mesma época do ano.
  As petúnias são plantas não abrigatórias de dias longos; irão florescer tanto com dias curtos como com dias longos, porém florescerão mais cedo com dias longos. 
 Por ser uma planta moderadamente resistente ao frio, as petúnias podem ser a primeira espécie a ser vendidas no final do inverno, antes das impatiens e begônias.
  As petúnias foram descobertas no século 19, na América do Sul (Brasil e Argentina, principalmente e hoje estão bem diferentes de como eram na época. Existiam algumas espécies diferentes como: a Petúnia axillaris (flores brancas) e a Petúnia violácea (flores roxas); estas não fizeram muito sucesso com os europeus por serem fracas e terem flores muito pequenas.
 Então produtores ingleses e alemães começaram a cruzar algumas espécies diferentes como tamanho maior e com cores mais vivas e diversificadas. O cruzamento aleatório, deu origem a uma espécie mais comum a Petúnia de jardim (petúnia hybrida).

 Elas podem chegar de quinze a trinta centímetros de altura e são excelentes para canteiros, vasos, floreiras ou forrações. Devem ser cultivadas em solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. As regas são periódicas. 
Necessita de luz solar direta (pleno sol) e até apreciam o frio ameno, mas muita atenção com chuvas fortes, as flores da petúnia costumam rasgar e ficar com mau aspecto, porém, se recuperam com rapidez. Outro cuidado importante é que provocam o conhecido "melado" nas folhas.

Curiosidade sobre a petúnia:
 O mais interessante é que as flores passam por hibridação natural (contrário ás leis da natureza, seres híbridos são provenientes de duas espécies diferentes) que ocorre no próprio vaso onde está plantada e resulta no surgimento de uma mescla de cores totalmente espontânea. 
 Mesmo que possam ser plantadas em qualquer época do ano, a propagação das petúnias é feita através de sementes e tem maior nível de floração na primavera.
Algumas outras espécies, um pouco maiores, podem se propagar através de estacas. As petúnias são símbolo da sabedoria da revelação, uma flor que representa o espelho da alma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário