segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Criar mudas

As mudas de plantas, quando extraídas de sua planta-mãe, são clones da primeira planta, ou seja, têm a mesma sequência de genes, que a planta-mãe.
Para se fazer a propagação da muda, será necessário decidir, qual o tipo de propagação que vc quer fazer. existem vários tipos, sendo os principais a propagação por estacas e ainda por alporquia. No primeiro caso é só colocar uma haste longa, uma "estaca" em uma terra bem nutrida.
Essa terra deve ser orgânica, ou ainda terra feita por compostagem. a primeira pode ser conseguida em lojas de produtos rurais, enquanto que a compostagem, pode ser feita em casa, porém o processo é mais trabalhoso.
existem ainda empresas que vendem terra preta, só que em grandes quantidade. (Geralmente essa terra vem em um caminhão). O preço fica em torno de 100 a 150 reais. Esse caso seria útil se a área for maior.
A terra bem nutrida é essencial para que o enraizamento ocorra rápido. As mudas de pingo de ouro, por exemplo, se formam em torno de 10 a 15 dias.
Algumas plantas levam mais tempo para criar raízes, algumas como a bouganville (primavera) pode levar até um ano!
Mas, felizmente encontramos plantas que levam um menor tempo.
Além do pingo de ouro, outra que tem facilidade em formar mudas rapidinho são os beijinhos, também conhecidos como maria-sem-vergonha (o nome já diz tudo) e os lírios da paz.
Não se esqueça que todas elas precisam de água em quantidades apropriadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário